top of page

Como se Consagrar a Nossa Senhora - Perguntas e Respostas

  • Foto do escritor: Rammyze Lima
    Rammyze Lima
  • 18 de set. de 2018
  • 4 min de leitura

Continuando com a série de posts sobre a Total Consagração à Nossa Senhora, segundo o método de São Luís Maria Grignion de Montfort, falarei um pouco sobre como realizar esta bela devoção e todos os passos para consolidar a consagração.



  • O que é a Total Consagração à Nossa Senhora?

É a entrega de tudo o que somos e possuímos à Santíssima Virgem para que através dEla, possamos mais perfeitamente pertencer a Deus.

A finalidade da Consagração, é nos unir a Jesus e nos fazer crescer em Sua Graça pelas Mãos Imaculadas de Sua Mãe. Entregamo-nos à Virgem, para que Ela nos ensine a cumprir em nossa vida, a vontade de Deus Pai.


A Consagração nada mais é que a renovação das promessas do Batismo, recuperando a nossa própria consciência de nosso estado de pertença a Deus, por nós mesmos, não mais pelas mãos dos nossos padrinhos e sim através de Maria, como é da vontade de Jesus, para que Ela nos ensine a sermos fieis a nossa adesão a Cristo Salvador, bem como nossa renuncia ao mal.


  • O que acontece conosco quando nos consagramos a Maria?

Nós confirmamos a soberania de Deus e da Santíssima Virgem em nossas vidas, entregando tudo o que somos e temos a Jesus pelas mãos de Maria. Aqui, tudo, quer dizer TUDO, nosso corpo com todos os nossos bens materiais, nossa alma como todas as nossas riquezas espirituais, nossos pensamentos, desejos e quereres, até mesmo os méritos de nossas orações, sacrifícios e boas obras passam a pertencer a Maria, para que Ela possa usá-los como Lhe aprouver. Por esta Santa Devoção, passamos a não possuir mais nada, tudo é dEla, para que deste modo, tudo possa ser de Deus.


Quando nos consagramos e vivemos esta consagração, obtemos admirável aumento no nosso "Capital de Graças" e por isso nos santificamos mais rapidamente e de maneira mais perfeita e segura.


"Esta Devoção é um caminho mais fácil, curto, perfeito e seguro para chegar à união com Deus, na qual consiste a perfeição cristã." (TVD - 152)

Santo Agostinho diz que Maria é o molde de Deus (Forma Dei), assim, todo aquele que se lançar e desmanchar dentro deste molde, sairá com as feições de Jesus. A Consagração nos ensina a nos entregarmos totalmente a Maria e Ela nos ensinará a ser, pensar e viver como Jesus. (TVD - 219)


  • Quem pode fazer essa Total Consagração e como fazê-la?

Todos os que querem viver o seu Batismo, podem e devem fazer essa consagração, ou seja, todos os que almejam a santidade, que creem em Jesus Cristo e Sua Doutrina. Quem faz restrições à Doutrina de Jesus, ensinada pela Santa Madre Igreja ou quem não pode/não quer viver em comunhão eucarística, não pode fazer esta Consagração.


  • Como fazer a Consagração?

Primeiramente é necessário conhecê-la! Ler e estudar o Tratado de Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, escrito por São Luís Grignion de Montfort, outros livros que tratem do tema, ouvir palestras, participar de encontros. No canal do YouTube do Padre Paulo Ricardo, há uma playlist inteira, com 20 vídeos explicando todo o processo e o porquê da Consagração.


Após ter consciência do real significado da Consagração e de como deve vivê-la, pode-se marcar uma data e fazer os exercícios preparatórios que durarão um mês. Esses exercícios podem ser encontrados neste livro 👇🏻 e pode ser comprado aqui ou aqui.


ExercÍcios Espirituais para a Total Consagração à Santíssima Virgem

Sequências para a preparação


I- Doze dias Preliminares

Exercícios para nos ajudar a desapegar do espírito do mundo e a aquisição do Espírito de Deus. Meditamos nossa vocação à Santidade, desprendendo-nos de tudo o que possa nos atrapalhar a sermos santos e ir para o céu.


II- Primeira Semana

Exercícios para o nosso autoconhecimento. Trata-se de um período para fazermos um profundo exame de consciência a partir do que devemos nos aperfeiçoar, buscando em tudo, sermos agradáveis a Deus.


III- Segunda Semana

Exercícios para o conhecimento da Santíssima Virgem, de Sua Pessoa, Sua missão, das graças das quais Ela é repleta, de Suas sublimes virtudes, de Seus privilégios. Desta forma, conhecendo-A melhor, possamos amá-lA e honrá-lA como Ela merece.


IV- Terceira Semana

Exercícios para o conhecimento de Jesus, nosso fim último, nosso grande Deus e Senhor. Aqui, meditamos o Mistério da vinda, da vida, paixão, morte e Glorificação de Jesus Cristo. Contemplamos a encantadora vida de Jesus, Sua pessoa e doutrina, para que assim, possamos crer nEle com profunda convicção, amá-lO como amor abrasado, de forma a despertar em nós um grande desejo de fazê-lO conhecido, amado e adorado por todos.


Durante esta preparação de um mês (ou 33 dias), faz-se uma confissão geral (recomendo que o faça nos últimos dias de preparação) e no dia escolhido (preferencialmente em uma festa Mariana), participe-se do Santo Sacrifício da Missa e receba Jesus no Santo Sacramento da Comunhão. Depois da Ação de Graças (e como Ação de Graças), recita-se a fórmula da Consagração que deve estar previamente copiada a punho e a assina-se.

Quando o padre tem conhecimento da Consagração e a apoia, pode-se pedir que ele assine a folha como diretor espiritual e abençoes as cadeias (se forem utilizadas).


  • Como deve viver um consagrado e quais suas obrigações?

Práticas interiores

Fazer todas as coisas por Maria, com Maria, em Maria e para Maria para mais perfeitamente as fazer por Jesus, com Jesus, em Jesus e para Jesus. Viver num estado de abandono e confiança em Nossa Senhora, confiando a Ela todas as nossas necessidades, problemas, sofrimentos, alegrias, decisões, negócios... Segurar nas mãos desta boa Mãe e deixar-se conduzir por Ela, em tudo recorrer a Ela, fazer tudo do jeito dEla, louvar a Deus e adorá-lO com o coração dEla.


Práticas exteriores

Devemos cantar as glórias de Maria, honrá-lA com todo amor, anunciando Sua dignidade e seus privilégios, ensinando a todos e em todo lugar, o que é a verdadeira devoção a Ela.

Devemos contemplar os mistérios do Santo Rosário, participar de Suas festas, confrarias, renovar anualmente a Consagração a Ela e levar as pessoas a fazer o mesmo, utilizar cadeias ou qualquer outro símbolo exterior como sinal de nosso amor e nossa Consagração.



Quer bater um papo comigo, tirar dúvidas, trocar experiência? Me siga no Instagram @rammyzelima_

Deus abençoe!



Fonte Utilizada

Montfort, LMG. Tratado de Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria. 22ª edição, 2016.

Comments


Sobre Mim

Olá, me chamo Rammyze, sou católica, brasileira, nordestina, esposa e futuramente mãe.

Atualmente resido em Amsterdam, Holanda com meu marido. Resolvemos deixar tudo...

 

Leia Mais...

Junte-se a minha lista de discussão
  • White Facebook Icon

© 2018 by Going Places. 

bottom of page