Como viver a Modéstia Católica
- Rammyze Lima
- 9 de ago. de 2018
- 3 min de leitura
Atualizado: 2 de jun. de 2019
Salve Maria Santíssima!
Essa é uma questão que afronta a cabeça de várias moças que desejam viver a modéstia.
Antes de tudo, é importante que uma coisa esteja muito clara na sua cabeça: a modéstia feminina (bem como a masculina, também) vai muito além das roupas que se deve usar, a modéstia é um estilo de vida e deve ser vivido em todos os âmbitos da sua vida, nas vestimentas, no comportamento, no modo de falar e de agir.
Mas por onde começar? 🤔
"Não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebeste de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis?" I Cor 6:19.
Nós pertencemos a Deus e devemos viver para Ele, é importante que nós nos vistamos com modéstia e pudor, reservando o nosso corpo primeiramente a Deus, nosso Criador e ao nosso (futuro) marido, caso seja esta a sua vocação.
Tomemos como grande e mais perfeito exemplo, a Virgem Maria! Maria, a nossa Mãe Santíssima se mostra totalmente modesta, cobrindo todo o Seu Corpo e olhem para a Sua beleza, Sua feminilidade, Sua simplicidade. Devemos nos espelhar nEla! Você já imaginou a Nossa Senhora usando calças?
Muitas moças relutam ao chamado de viver a modéstia por muitos motivos, dentre eles:
- Acham que parecerão velhas;
- Falta de roupas modestas;
- Medo dos julgamentos e do que os outros vão pensar.
Primeiramente, eu não entendo como uma moça pode pensar que parecerá ser mais velha do que realmente é, por usar vestidos e saias. Décadas atrás, nós mulheres, nos vestíamos desta forma e éramos muito lindas e femininas, veja alguns exemplos a seguir.
Veja alguns exemplos atuais 👇🏻
Obviamente, cada mulher possui o seu estilo, mas nós podemos adaptar a modéstia para todos eles.
O segundo ponto mais falado, é a falta de roupas modestas. Bom, este não pode ser considerado o ponto mais difícil da lista, pois graças a Deus, muitas meninas têm trabalhado bastante na área de fabricação e venda de roupas modestas. Falei mais sobre onde comprar roupas modestas aqui.
Se você está sem dinheiro para investir em roupas modestas, faça adaptações. Eu mesma no início, só tinha 2 saias, uma longa que tinha duas fendas de cada lado e uma que nem era tão modesta assim, ficava um pouquinho acima do joelho. O que eu fiz? Costurei na mão mesmo as fendas da saia longa e a outra, era preta 🙏🏻 e conseguia me virar bem montando alguns looks.
Muitas moças vão a brechós e bazares para adquirir algumas peças por preços mais acessíveis, mas no meu bairro, não havia nada disso, então comecei a cortar vestidos que eram imodestos na parte superior e assim segui, até comprar a minha primeira saia para o dia da minha Consagração ❤️.

Bom, até aqui descobrimos que roupas modestas não nos deixam com cara de velhas, muito pelo contrário, nos deixam mais femininas e belas, vimos também que podemos adaptar a nossa realidade às nossas necessidades até termos condições de mudar nosso guarda-roupas.
Talvez este, seja o ponto mais difícil para a maioria das moças, o bendito medo do que as pessoas vão pensar... Se você sentiu o chamado para viver a modéstia, você tem que estar preparada para ouvir certos "insultos". Muitas vezes, as pessoas não entenderão de imediato a sua mudança, mas não se deixe abater, nunca.
Se você quer seguir a Jesus, renuncie a si mesmo, pegue sua cruz e O siga (Lc 9:23).
Por experiência própria, eu ouvi/ouço muitas coisas desagradáveis de pessoas muito próximas a mim, me chamavam/chamam além de tudo de beata, irmã, crente e outros adjetivos que para mim soam como elogios, eu fico muito feliz, pois eu percebo que a minha mudança é nítida e que as pessoas conseguem ver Jesus através de mim, pobre serva.
Eu falei um pouco sobre a minha experiência sobre a modéstia e reconversão num post do instagram.
Só tenho um conselho para você, minha irmã que está relutando em iniciar este belo e louvável estilo de vida, reze, reze, reze muito. Peça a intercessão de Nossa Senhora, rogue pela Sua ajuda, pois miseráveis como somos, não conseguimos fazer nada sozinhos. Olhe para uma imagem da Virgem, contemple-A, queira ser como Ela, tente imitar Suas virtudes.
O que é bonito, não é para ser mostrado. Não peque usando roupas imodestas, nem faça o irmão pecar ao olhar para o seu corpo. Como padre Daniel Pinheiro disse: "É necessário um grande esforço, um grande desapego para viver a modéstia, mas ele é necessário. E Deus nos dá a graça para fazê-lo. E será grande a recompensa de quem pratica a virtude do pudor e da modéstia".
Deus abençoe!
Comments